Os docentes do CENTEC dão formação em Engenharia e Arquitectura Naval organizada em três ciclos de estudos.

O primeiro ciclo de estudos, com a duração de três anos, confere o grau de Licenciado em Ciências de Engenharia e Arquitectura Naval, tendo por objectivo dotar os alunos de uma sólida formação em matemática e física, em informática, e em ciências de engenharia, nos domínios da mecânica aplicada, termodinâmica, mecânica dos sólidos e estrutural, mecânica dos fluidos, sistemas e controlo, e em engenharia e arquitectura naval, contemplando, também, as áreas de gestão, que lhes permita prosseguir estudos mais avançados de segundo ciclo.

A formação avançada nas áreas de especialização da Engenharia Naval constitui o objecto do 2º ciclo de estudos com duração de dois anos, o qual confere o grau de Mestre em Engenharia e Arquitectura Naval. Este nível de formação é o considerado necessário para o desempenho da profissão de Engenheiro Naval, de acordo com os níveis de qualificação exigidos pela Ordem dos Engenheiros. Neste segundo ciclo de estudos são cobertos em detalhe um conjunto de aspectos necessários ao desempenho da profissão de Engenheiro Naval, nomeadamente o transporte marítimo, as pescas, o projecto de navios, materiais de construção naval, tecnologia e organização de estaleiro gestão de projectos.

Os docentes do CENTEC participam ainda na formação avançada com os Diplomas de Estudos Avançados (DEA), Diplomas de Formação Avançada (DFA) e o programa de Doutoramento em Engenharia Naval.