O Mestrado em Engenharia e Arquitectura Naval constitui o objecto do 2º ciclo de estudos com duração de dois anos e confere o grau de Mestre em Engenharia e Arquitectura Naval. Este nível de formação é o considerado necessário para o desempenho da profissão de Engenheiro Naval, de acordo com os níveis de qualificação exigidos pela Ordem dos Engenheiros.

Neste segundo ciclo de estudos são cobertos em detalhe um conjunto de aspectos necessários ao desempenho da profissão de Engenheiro Naval, nomeadamente o transporte marítimo, as pescas, o projecto de navios, materiais de construção naval, tecnologia e organização de estaleiro gestão de projectos.

O estudo do transporte marítimo é uma preocupação importante do curso, sendo focados quer os aspectos económicos e a sua influência na gestão da operação de navios e de frotas, quer a concepção e projecto de navios de comércio. Articulando-se com o transporte marítimo, tem surgido uma crescente preocupação com o estudo do interface portuário, que relaciona o transporte marítimo com os restantes meios de transporte.

As pescas são outra vertente do curso, estudando-se aspectos específicos da tecnologia da pesca e, principalmente, do projecto de navios de pesca.

O projecto de navios dos vários tipos envolve não só os aspectos específicos de arquitectura naval como, também, os de máquinas e sistemas marítimos e de electricidade, e sistemas de navegação e comunicações, que fazem parte da formação ministrada.

Para além dos aspectos de concepção que são fundamentais à formação de um engenheiro, o curso dá também especial atenção aos aspectos tecnológicos relacionados com o processamento de materiais de construção naval e com a tecnologia e organização de estaleiros navais.

Esta formação em gestão de projectos e empreendimentos garante também, ao engenheiro naval, uma fácil adaptabilidade a diversas tarefas de gestão noutros sectores.

Finalmente, para além dos navios, o curso contempla também outro tipo de estruturas e veículos não tradicionais que operam nos oceanos para exploração dos recursos minerais, como plataformas oceânicas para exploração petrolífera ou gás natural.

O currículo das diferentes matérias proporciona ainda um melhor conhecimento dos oceanos, nomeadamente através de oceanografia, gestão da zona costeira, e metodologias de previsão e combate à poluição marítima.

Coordenação
Prof. Carlos Guedes Soares
Instituto Superior Técnico
Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa
Tel. 218 417 957, Fax. 218 474 015