|
Doutoramento
Sobre o programa
O Programa Doutoral em Engenharia Naval e Oceânica (PDENO) está integrado no 3º ciclo de estudos contemplado pelo Tratado de Bolonha, complementado a formação de base dos 1º e 2º ciclos em Engenharia Naval e Oceânica.
O PDENO tem como principal objectivo fomentar a investigação em Engenharia Naval e Oceânica, permitindo o desenvolvimento de temas de interesse científico internacional; proporcionar o desenvolvimento de actividades de investigação científica e tecnológica reconhecidas internacionalmente e contribuir para a formação académica especializada em Engenharia Naval e Oceânica e internacionalizar a oferta.
O primeiro Doutoramento em Engenharia Naval no IST foi atribuido em 1998. Posteriormente, e de forma a uniformizar os Doutoramentos de acordo com as regras do Tratado de Bolonha foi criado o Programa de Doutoramento em Engenharia Naval por deliberação da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do IST em 26 de Abril de 2000. Em 2017, o Doutoramento passa a denominar-se Engenharia Naval e Oceânica, de forma a reflectir as alterações na Licenciatura e no Mestrado.
Até 2025 foram defendidas mais de 70 teses de Doutoramento na área de Engenharia Naval e Oceânica no IST. A lista de teses pode ser consultada aqui.
Estrutura Curricular
Pode consultar a estrutura curricular do programa em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/den/curriculo
Áreas de Investigação
Os temas abordados no Doutoramento enquadram-se nas seguintes áreas de investigação:
• Ambiente Marinho
• Análise e Gestão da Segurança
• Aquacultura
• Controlo de Veículos Autónomos
• Dinâmica e Hidrodinâmica Naval
• Eficiência Energética de Navios
• Embarcações de Recreio
• Energias Renováveis Offshore
• Estruturas Navais
• Impacto das Alterações Climáticas
• Logística do Transporte Marítimo e Portos
• Manutenção Baseada na Fiabilidade
• Projecto de Navios e Estruturas Flutuantes e Submersíveis
• Tecnologia de Pesca
Estes temas, contemplados nos Doutoramentos em Engenharia Naval e Oceânica, reflectem os problemas desta especialidade, que envolvem aspectos de planeamento, projecto, construção, exploração e manutenção dos sistemas, veículos e estruturas que se destinam a explorar os recursos do mar e a estudar o seu impacto quer ambiental, quer económico.
Destinatários
O Doutoramento é destinado a antigos Licenciados (5 anos) ou a Mestres em Engenharia Naval e Oceânica ou em áreas afins que pretendam adquirir e aprofundar os seus conhecimentos científicos nos temas desta especialidade.
Saídas Profissionais
Os detentores do grau de Doutor em Engenharia Naval e Oceânica poderão exercer a sua actividade primordialmente em Instituições de Ensino Superior, Laboratórios de Investigação, Empresas e Órgãos Governamentais e da Administração Pública.
Lista dos atuais empregadores de Doutorados em Engenharia Naval e Oceânica:
• Nacionais: Instituto Superior Técnico; APREN; MSW: SONAE; WestSea;etc
• Internacionais: The Arctic University of Norway; Mediterranea University of Reggio Calabria; Aalborg University; Deltares; Delft University of Technology; SINTEF Ocean AS; Wood Norway; DNV; UFRJ; NOOA; Lloyds Register; University of Port Said; University of Zagreb; Technical University of Darmstadt; Vestas; NTNU; Wuhan University of Technology; Harbin Engineering University; etc.
Caraterísticas e Oportunidades
Os estudantes do DENO podem realizar a sua investigação em estreita colaboração com o Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC) do IST. O CENTEC dedica-se à investigação científica de ponta, ao desenvolvimento tecnológico e à demonstração, com um forte foco na exploração e utilização sustentável dos recursos marinhos. As suas áreas de especialização abrangem o transporte marítimo e as operações portuárias, a utilização do espaço oceânico — incluindo as zonas costeiras —, a exploração de recursos marinhos, a náutica de recreio e a proteção do ambiente marinho e dos seus ecossistemas.
Um dos pilares centrais da missão do CENTEC é o projeto, a construção e a manutenção de navios e outras estruturas flutuantes ou submersíveis, que são elementos-chave para viabilizar estas atividades.
O CENTEC dá grande ênfase à análise de risco, segurança e fiabilidade, incluindo a segurança ocupacional, e promove ativamente a aplicação deste conhecimento em diversos setores industriais e de serviços.
Os estudantes do DENO podem também desenvolver a sua investigação em estreita colaboração com instituições internacionais de referência, incluindo o Laboratório Internacional Conjunto de Arquitetura Naval e Tecnologia Oceânica. Além disso, os Professores do DENO são membros ativos de várias redes internacionais de investigação, como a ISSC, a MARSTRUCT, a WEGEMT e a COST, que oferecem valiosas oportunidades de participação em eventos científicos internacionais para estudantes e investigadores em início de carreira.
Graus conjuntos foram concedidos com: Joint PhD degrees have been awarded with: Universidade Federal do Rio de Janeiro, University of Engineering, Harbin, Università Mediterranea di Reggio Calabria, University of Zagreb.
Supervisão conjunta de doutorados tem sido realizada com: Amir Kabir University of Technology, Gdansk University of Technology, Technical University of Varna, Universidade de Las Palmas de Gran Canarias, University of Messina, University of Rijeka, Dalian Maritime University, North-western Polytechnical University, Ocean University of China, Shanghai Jiao Tong University, Wuhan University of Technology, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universiti Teknologi Malaysia.
Bolsas
Os alunos têm oportunidade de desenvolver o seu plano de trabalhos no âmbito de projetos de investigação, com atribuição de bolsas de investigação, específicas para alunos de doutoramento. Além disso, as bolsas de doutoramento da FCT são uma das formas de obter financiamento para realização de doutoramentos em Engenharia Naval e Oceânica.
Para mais informações podem usar os seguintes contactos:
CENTEC:
• Site: http://www.centec.tecnico.ulisboa.pt/
• Email: centec@centec.tecnico.ulisboa.pt
Candidaturas
Podem candidatar-se ao Doutoramento:
• Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Engenharia Naval e Ocêanica ou áreas afins
• Os titulares do grau de licenciado em Engenharia Naval e Ocêanica ou áreas afins;
• Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico do IST como atestando capacidade para a realização do programa.
Link para candidaturas e regulamentos: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/ensino/estudar-no-tecnico/concursos-de-acesso/programas-de-doutoramento/
Área de Pós-graduação:
• Site: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/tag/area-de-pos-graduacao/
• Email: posgraduacao@tecnico.ulisboa.pt
Escola Doutoral:
• Site: https://doctoralschool.tecnico.ulisboa.pt/~doctoralschool.daemon/
Lista de Teses
http://www.centec.tecnico.ulisboa.pt/doutoramento/concluidos.aspx
Fatos e Números
✓ Vários Professores Doutorados classificados entre os 2% mais citados do mundo
✓ 74 doutoramentos concluídos até 2025
✓ Média de 25 estudantes de doutoramento inscritos por ano
✓ 3 publicações (em média) em revistas científicas internacionais por estudante de doutoramento por ano
✓ 5 anos para a conclusão do programa de doutoramento
✓ 100% de empregabilidade dos doutorados
✓ Colaboração com universidades para graus conjuntos
Contatos
Coordenação
Prof. Yordan Garbatov, Coordenador DENO
Localização:
Centre for Marine Technology and Ocean Engineering
Pavilhão Central – 1º andar
Instituto Superior Técnico
Av. Rovisco Pais, 1049-001 Lisboa
Pedidos de informação:
Email: deno@centec.tecnico.ulisboa.pt
Telefone: +351 218 417 468
|