Estudo do Impacto Económico do Porto de Lisboa , 15-11-2010 in IST - CENTEC (sp)
O CENTEC, em consórcio com o e-GEO da UNL, ganhou o concurso para a execução de um estudo sobre o impacto económico do Porto de Lisboa.
A apresentação pública à Comunidade Portuária de Lisboa do estudo e da metodologia a adoptar na sua execução vai ser realizada no dia 29 de Novembro 2010 nas instalações da Gare da Rocha de Conde de Óbidos.
Prof. Carlos Guedes Soares recebe SOBENA 2010 International Award , 29-10-2010 in IST - CENTEC (sp)
O Professor C. Guedes Soares recebeu o Prémio internacional SOBENA 2010 durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval que decorreu entre 25 e 29 de Outubro de 2010 no Rio de Janeiro.
Este prémio foi atribuido pela “notável contribuição para o conhecimento na área de Engenharia e Arquitectura Naval”.
CENTEC estreita colaboração com a Universidade de Engenharia de Harbin (RP China) , 18-10-2010 in IST - CENTEC (sp)
O Prof. Carlos Guedes Soares foi nomeado Professor Convidado da Universidade de Engenharia de Harbin (HEU).
Esta nomeação, irá certamente estreitar os laços de cooperação na formação de alunos de pós-graduação, assim como a realização de projectos de investigação conjuntos. A HEU é uma das Universidades mais importantes da China no domínio da Engenharia e Arquitectura Naval.
MAREN- Energias Renováveis Marítimas , 07-09-2010 in IST - CENTEC (sp)
O projecto MAREN vai ter a sua segunda reunião de trabalho em Lisboa, organizada pelo CENTEC nos dias 13 e 14 de Setembro 2010.
Nesta reunião será apresentado e debatido o trabalho desenvolvido por cada equipa do projecto. Na tarde do segundo dia a equipe do projecto reúne-se com empresas portuguesas que desenvolvem actividades ligadas ao aproveitamento de energias renováveis e estão associadas ao projecto, com o objectivo de debater o plano de trabalho e melhor alinhar os resultados do projecto aos interesses das empresas.
Project WAVE CONVERTERS - Análise hidrodinâmica dos conversores da energia das ondas com diferentes características de movimentos , 22-04-2010 in IST - CENTEC (sp)
A extracção de energia das ondas do mar, tem recebido grande atenção em todo o mundo e tem levado ao desenvolvimento de diferentes tecnologias e conceitos de conversão de energia.
No projecto, o estudo irá centrar-se na interacção hidrodinâmica das ondas do mar com estruturas flutuantes, que possuem diferentes movimentos característicos e podem ser adequadas para a concepção de dispositivos de conversão de energia das ondas. Pretende-se caracterizar a eficiência de diferentes tipos de conversores de energia baseados em diferentes princípios de conversão de energia, de forma a poder determinar os que serão mais apropriados a diferentes condições ambientais. Este projecto, que será desenvolvido no CENTEC, é financiado pela FCT e iniciou-se em Abril de 2010.
Projecto TOWING - Dinâmica do reboque de navios em áreas portuárias , 08-04-2010 in IST - CENTEC (sp)
Este projecto foi iniciado em Abril de 2010 com o financiamento FCT e será desenvolvido exclusivamente pelo CENTEC.
O objectivo principal é a criação de um simulador, com base no desenvolvimento de um modelo matemático avançado de reboque de navios, que permita a representação do navio assistido, dos rebocadores envolvidos e dos cabos de reboque como objectos interligados.
Projecto MOORWEC - Projecto de sistemas de amarração para conversores de energia das ondas flutuantes , 02-04-2010 in IST - CENTEC (sp)
Pretende-se estudar o problema hidro-dinâmico da amarração de sistemas flutuantes para Conversão de Energia das Ondas (WEC) e desenvolver métodos, ferramentas e procedimentos de apoio ao projecto.
O objectivo é desenvolver métodos e ferramentas de cálculo e procedimentos de projecto da amarração de sistemas flutuantes para conversão de energia das ondas (Wave Energy Converters - WECs), para operação em zonas de baixa profundidade e analisar o problema da amarração em parques de WECs. Os métodos a desenvolver serão também válidos para a amarração de outras estruturas flutuantes complexas. O projecto iniciou-se em Abril de 2010 e tem financiamento da FCT. Além de 2 centros de investigação do IST (CENTEC e IDMEC), participam a Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP) e a MARTIFER (empresa que desenvolve actividade neste domínio).
Projecto MAREN- Energias Renováveis Marinhas – Extracção de Energia e Aspectos hidro-ambientais , 18-02-2010 in IST - CENTEC (sp)
Realizou-se no Pais de Gales a primeira reunião do projecto MAREN, que é um projecto europeu financiado pelo Programa ESPAÇO ATLÂNTICO (ERDF), iniciado em fim de 2009 com duração de 3 anos.
Um dos objectivos principais do MAREN é fornecer resultados de investigação sobre o potencial de extracção de energia nas águas costeiras da área atlântica que permitam apoiar a fase inicial de desenvolvimento da indústria das energias renováveis marinhas. Para além deste apoio, pretende-se fazer previsões sobre os impactos dos equipamentos das energias renováveis no ambiente (quer natural, quer humano), bem como o impacto do ambiente no desempenho dos equipamentos, identificando os locais com mais potencial de exploração. O projecto vai-se debruçar sobre equipamentos de energia das ondas, energia eólica fora de costa, turbinas de corrente de maré, e barragens e captações de maré, incluindo a de La Range em França. O consórcio é constituído por instituições da Irlanda, Portugal, Espanha, Reino Unido e França. O CENTEC irá concentrar-se no estudo das condições de extracção de energia nas ondas, embora se envolva em colaborar em outras tarefas.
Projecto MARSTRUCT - Rede de Excelência em Estruturas Navais , 30-01-2010 in IST - CENTEC (sp)
Após seis anos, concluiu-se o projecto MARSTRUCT que foi uma rede de excelência criada para consolidar a excelência científica e tecnológica Europeia na área de Estruturas Navais.
Após seis anos, concluiu-se o projecto MARSTRUCT que foi uma rede de excelência criada para consolidar a excelência científica e tecnológica Europeia na área de Estruturas Navais, integrando a nível europeu uma massa crítica de recursos humanos que permita à Europa estar na linha da frente do conhecimento do projecto eficiente e seguro de estruturas navais. Esta rede foi organizada em torno dos seguintes temas: - Methods and Tools for Loads and Load Effects - Methods and Tools for Strength Assessment - Experimental Analysis of Structures - Materials and Fabrication of Structures - Methods and Tools for Structural Design and Optimisation - Structural Reliability, Safety and Environmental Protection O projecto deu origem a uma série de Conferências bianuais especializadas em estruturas navais, tendo-se realizado a MARSTRUCT2007 em Glasgow, a MARSTRUCT2009 em Lisboa e a MARSTRUCT2011 vai realizar-se em Hamburgo. Esta rede, que teve 33 parceiros europeus, foi liderada pelo IST/CENTEC No fim do projecto foi decidido criar um instituto virtual “MARSTRUCT VIRTUAL INSTITUTE” que permita dar continuação a esta parceria entre as instituições participantes e outras que sintam interesse em associar-se.
Projecto ASDEPP – “Advanced Ship Design for Pollution Prevention” , 29-01-2010 in IST - CENTEC (sp)
O objectivo foi apoiar a implementação de cursos de projecto avançado de navios para a prevenção de poluição integrados em cursos de Engenharia e Arquitectura Naval em Universidades croatas.
Terminou o projecto financiado pelo programa TEMPUS IV da União Europeia que teve como objectivo principal apoiar o desenvolvimento e implementação de vários cursos de projecto avançado de navios para a prevenção de poluição que funcionaram integrados em cursos de Engenharia e Arquitectura Naval da Universidade de Zagred, Universidade de Rijeka e Universidade de Split, Croácia. Durante o projecto criaram-se os seguintes cursos de posgraduação que foram depois leccionados durante dois anos: • Modelling of the environment and environmental loads • Ship structural reliability with respect to ultimate strength • Fatigue reliability and rational inspection planning • Collision and grounding as criteria in design of ship structures • Probabilistic approach to damage stability No final foi organizada uma workshop, com participação dos parceiros que leccionaram os cursos ao longo do projecto do qual resultou um livro Advanced Ship Design for Pollution Prevention, C. Guedes Soares and J. Parunov (Editores), Taylor and Francis, 317 páginas.