Publications

Paço. A., Fonseca, N. and Guedes Soares, C. (2006), “Calculation of Seakeeping of a cargo ship with three alternative bows” (In Portuguese), Innovation and Development in the Maritime Activities, C. Guedes Soares and V. G. Brito (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisbon, Vol. XIV, pp. 677-692

Neste trabalho faz-se um estudo do comportamento em ondas regulares de um navio de produtos com três proas alternativas. As proas são diferentes essencialmente abaixo da linha de água, na dimensão e forma como o bolbo se desenvolve. As três proas alternativas foram inicialmente propostas para avaliar a melhor solução em termos de resistência ao avanço. No entanto interessa também avaliar a influência da geometria da proa nos movimentos e esforços induzidos pelas ondas no navio. O estudo é numérico, pois utiliza-se um programa de computador para o cálculo do comportamento do navio no mar. No entanto, comparam-se os resultados numéricos com dados experimentais obtidos anteriormente em tanque de ensaios com modelos do navio à escala a avançar em ondas regulares. Comparam-se os resultados numéricos e experimentais dos movimentos de arfagem e cabeceio, movimentos relativos e acelerações verticais. Adicionalmente apresentam-se resultados numéricos dos esforços de corte e momentos flectores verticais.

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