Publications

Fonseca, N. and Guedes Soares, C. (2004), “Seakeeping analysis of a containership to operate between the Portuguese mainland and the islands” (In Portuguese), Maritime Activities and Engineering, Guedes Soares, C. and Gonçalves de Brito, V. (Eds), Edições Salamandra, Lda., Lisbon, pp. 603-618

Neste trabalho faz-se um estudo sistemático da influência das formas do casco de um porta-contentores na sua qualidade de comportamento no mar. Usa-se um navio base com um comprimento de 100 metros e a partir deste geram-se vários cascos semelhentes, mas variando sistemáticamente as relações Boca / Imersão, Boca / Comprimento e o coeficiente de finura total. Todos os navios têm o mesmo deslocamento. Fazem-se os cálculos para todos os cascos e deste modo avalia-se a influência das várias relações paramétricas na qualidade de comportamento no mar do navio. Considera-se a zona oceânica entre Portugal Continental e as Ilhas. A qualidade de comportamento no mar é quantificada por um índice de operacionalidade que representa a percentagem de tempo provável em que o navio está operacional durante o ano. O índice calcula-se com base num modelo hidrodinâmico, em critérios de operacionalidade que garantem que o navio é capaz de cumprir a sua missão, e em estatísticas que representam a climatologia da zona oceânica entre o Continente e as Ilhas.

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