Publications

Dimas, D. and Guedes Soares, C. (2002), “Collision Modelling and Design of Ships” (In Portuguese), The Sea, Source of Sustainable Development, Guedes Soares, C., Beirão Reis, J. and Martins Guerreiro, M. B. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisbon, pp. 347-368

A presente comunicação destina-se a fazer uma descrição da absorção de energia por deformação estrutural durante a colisão de navios com o subsequente procedimento de dimensionamento, que é dividido em duas partes: a análise dinâmica externa e a análise dos mecanismos internos da colisão. Na a análise dinâmica externa, pretende-se determinar a energia dissipada envolvida nas deformações de ambos os navios. Esse cálculo pode ser feito por métodos analíticos ou numéricos, tendo em conta massa de água envolvente. Na análise dos mecanismos internos, pretende-se determinar as deformações estruturais causadas nos navios devido à colisão. Os métodos existentes para este tipo de análise podem dividir-se em quatro categorias: - Métodos empíricos; Método de elementos finitos; Métodos experimentais e Métodos simplificados.

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