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Ribeiro e Silva, S., Rodrigues, B., Pascoal, R. and Guedes Soares, C. (2002), “Sea Trials of Forced Roll of Vasco da Gama Frigattes” (In Portuguese), The Sea, Source of Sustainable Development (in Portuguese), Guedes Soares, C., Beirão Reis, J. and Martins Guerreiro, M. B. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisbon, pp. 229-249

Neste artigo pretende descrever-se as diferentes fases de desenvolvimento de um sistema de monitorização de movimentos e esforços para navios. Descreve-se o equipamento utilizado nas provas de mar e os critérios adoptados na sua selecção, bem como, os procedimentos de instalação dos diferentes tipos de transdutores quer para análise de movimentos, quer para a medição de esforços estruturais. São descritas as diferentes opções de planeamento de provas em função das características operacionais de cada um dos navios testados até à presente data. É demonstrada a importância na definição dos critérios de operacionalidade. É definida a metodologia usada no processamento de sinal, que tem como objectivo a determinação das funções de transferência para respostas de interesse com base nos registos obtidos experimentalmente. Comparam-se registos obtidos em bóias ondógrafas ligadas a estações em terra com o radar ondógrafo, instalado no navio, usado na medição da elevação da superfície do mar em tempo real. São enumeradas as dificuldades encontradas e feitas recomendações para ensaios futuros. Este artigo descreve ainda estudos comparativos entre previsões de um modelo de cálculo e resultados experimentais para diferentes tipos de navios em provas de mar. Dos quais se destacam, uma embarcação de pesca de cerco, um catamaran de passageiros, e dois navios da marinha de guerra portuguesa, que inclui uma corveta e um lancha patrulha de fiscalização.

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