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Velho Gouveia, J.A. and Guedes Soares, C. (2006), “Implementation perspectives of a long range identification and monitoring system for ships” (In Portuguese), Inovação e Desenvolvimento nas Actividades Marítimas, Edições Salamandra, Lda., Lisbon, Portugal

A necessidade de caracterizar a navegação marítima que pratica as costas e portos dos Estados costeiros sempre foi um imperativo por motivos económicos ou por questões de segurança e defesa. A protecção de certos interesses desses Estados e os princípios, hoje globalizados, da preservação do meio marinho têm levado as organizações internacionais que relacionam a sua actividade com o sector marítimo-portuário a empreender um caminho que tem conduzido a restrições cada vez mais efectivas à navegação mercante e que tem permitido o desenvolvimento de normas jurídicas e outras ferramentas que contribuem para aqueles objectivos, embora nem sempre alcançados com os resultados desejados. Também alguns acontecimentos ocorridos nos últimos anos relacionados com acções terroristas um pouco por todo o mundo, utilizando metodologias e formas de actuação dificilmente previsíveis e evitáveis, têm servido de móbil a que também no transporte marítimo se pugnasse pela criação de formas eficazes para controlar o movimento dos navios e respectivas cargas. O long range identification and tracking of ships (LRIT) é um sistema de identificação e seguimento de navios a longa distância da costa que virá conferir uma capacidade acrescida neste domínio obrigando determinados navios a reportar a sua posição e outros elementos relativos à navegação que estejam a executar de forma automática para diferentes utilizadores em terra de acordo com os princípios que têm vindo a ser acordados nos trabalhos da International Maritime Organization (IMO).

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