Publicações

Pereira, A., Fonseca, N. e Farias, T. (2008), “Application of a dynamic model to simulate the system to generate and store electric energy of the HIDROCAT” (In Portuguese), O Sector Marítimo Português, Guedes Soares, C. e Costa Monteiro, C. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisboa

O projecto HIDROCAT consiste num conceito de embarcação com propulsão eléctrica onde a energia é fornecida por um sistema de painéis fotovoltaicos e por pilha de combustível a hidrogénio. Neste trabalho desenvolve-se um modelo dinâmico do sistema de geração e armazenamento de energia e sua integração na embarcação. Este modelo permite fazer a simulação em tempo real da propulsão, incluindo todos os parâmetros relacionados, o que será útil para analisar o comportamento dinâmico da embarcação e sistema de propulsão eléctrico sob diversas tecnologias, diversos perfis de operação, diversas estratégias de gestão dos recursos energéticos e diversos cenários. O modelo dinâmico poderá ser usado também para dar formação aos pilotos das futuras embarcações eléctricas. A metodologia a usar baseia-se na teoria de Sistemas Dinâmicos (SD). Esta área representa actualmente uma confluência de vários ramos da Matemática, como a Geometria, a Análise, a Topologia Diferencial e a Teoria Ergódica.

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