Publicações

Santos, C. e Garbatov, Y. (2006), “Structural Analysis of the Slamming Effect on High Speed Vessels” (In Portuguese), Inovação e Desenvolvimento nas Actividades Marítimas, Guedes Soares, C. e Brito, V.G. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisboa, pp. 717-732

O presente trabalho trata a modelação e análise em elementos finitos de uma secção do corpo de vante de um navio do tipo Ro-Ro Day Car & Passegers Ferry. A estrutura e as condições de fronteira aplicadas estão modeladas de acordo com as regras indicadas pelas sociedades classificadoras. O trabalho apresenta os resultados do estudo de resistência global e local da estrutura do casco sujeito à combinação de carregamentos devido ao efeito das ondas, com os efeitos da resposta ao caturrar e ao embarque de água sobre os conveses expostos, bem como os esforços resultantes das operações dos veículos transportados. Foram identificadas várias concentrações de tensões e deslocamentos em algumas zonas da estrutura, as quais deveriam de futuro ser alvo de uma sub-modelação mais refinada e análise mais profunda.

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