Publicações

Bessa Pacheco, M. e Guedes Soares, C. (2006), “A GIS System for ship routing based on navigation performance factors” (In Portuguese), Inovação e Desenvolvimento nas Actividades Marítimas, Guedes Soares, C. e Brito, V.G. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisboa, Vol. XIV, pp. 693-702

O roteamento de navios é realizado com o objectivo de proporcionar segurança e conforto na realização de viagens marítimas. Ao longo dos tempos foram sendo desenvolvidas técnicas e aplicações para determinação das melhores rotas a seguir, dependendo, essencialmente de factores atmosféricos e oceanográficos. A definição da “melhor rota” depende de uma ponderação que tem de ser atribuída aos diversos fenómenos a ter em conta e são sempre afectadas por uma avaliação subjectiva do peso de cada factor, muitas vezes apenas baseada em experiência de mar. Este artigo descreve uma técnica de roteamento de navios, com recurso a sistemas de informação geográfica, que inclui a modelação de factores ambientais, administrativos e, particularmente, inclui a modelação do desempenho de um dado navio no que se refere ao balanço, face às condições de agitação marítima previstas. A inclusão de parâmetros calculados associados ao desempenho dos navios pretende reduzir a subjectividade inerente às considerações genéricas que, normalmente, são realizadas para estimar a resposta dos navios às condições de mar. O resultado é um sistema que permite uma análise multidimensional dos factores que influenciam o roteamento, e que é configurado individualmente para cada navio, tendo especialmente em conta a sua resposta estimada e limites de operação face às diversas condições de agitação marítima.

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