Publicações

Paço. A., Fonseca, N. e Guedes Soares, C. (2006), “Calculation of Seakeeping of a cargo ship with three alternative bows” (In Portuguese), Inovação e Desenvolvimento nas Actividades Marítimas (X Jornadas de Engenharia Naval), 2006, 21-22 Novembro, Lisboa – Portugal

Neste trabalho faz-se um estudo do comportamento em ondas regulares de um navio de produtos com três proas alternativas. As proas são diferentes essencialmente abaixo da linha de água, na dimensão e forma como o bolbo se desenvolve. As três proas alternativas foram inicialmente propostas para avaliar a melhor solução em termos de resistência ao avanço. No entanto interessa também avaliar a influência da geometria da proa nos movimentos e esforços induzidos pelas ondas no navio. O estudo é numérico, pois utiliza-se um programa de computador para o cálculo do comportamento do navio no mar. No entanto, comparam-se os resultados numéricos com dados experimentais obtidos anteriormente em tanque de ensaios com modelos do navio à escala a avançar em ondas regulares. Comparam-se os resultados numéricos e experimentais dos movimentos de arfagem e cabeceio, movimentos relativos e acelerações verticais. Adicionalmente apresentam-se resultados numéricos dos esforços de corte e momentos flectores verticais.

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