Publicações

Fonseca, N. e Guedes Soares, C. (2004), “Seakeeping analysis of a containership to operate between the Portuguese mainland and the islands” (In Portuguese), As Actividades Marítimas e a Engenharia, C. Guedes Soares e V. Gonçalves de Brito (Eds), Edições Salamandra, Lisboa, pp. 603-618

Neste trabalho faz-se um estudo sistemático da influência das formas do casco de um porta-contentores na sua qualidade de comportamento no mar. Usa-se um navio base com um comprimento de 100 metros e a partir deste geram-se vários cascos semelhentes, mas variando sistemáticamente as relações Boca / Imersão, Boca / Comprimento e o coeficiente de finura total. Todos os navios têm o mesmo deslocamento. Fazem-se os cálculos para todos os cascos e deste modo avalia-se a influência das várias relações paramétricas na qualidade de comportamento no mar do navio. Considera-se a zona oceânica entre Portugal Continental e as Ilhas. A qualidade de comportamento no mar é quantificada por um índice de operacionalidade que representa a percentagem de tempo provável em que o navio está operacional durante o ano. O índice calcula-se com base num modelo hidrodinâmico, em critérios de operacionalidade que garantem que o navio é capaz de cumprir a sua missão, e em estatísticas que representam a climatologia da zona oceânica entre o Continente e as Ilhas.

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