Publicações

Sutherland, L.S., Santos, F.M. e Guedes Soares, C. (2005), “Indentation of composites of ship application” (In Portuguese), Mecânica Experimental, nº11, pp. 35-45

O estudo do fenómeno de indentação é necessário à modelação da resposta ao impacto de peças laminadas de compósitos utilizados na industria naval. Para isso, realizam-se testes de indentação em laminados de poliester reforçado a fibra de vidro tipo E com uma baixa relação fibra/volume. Uma lei de contacto Hertziana descreveu satisfatoriamente a resposta inicial, mas a obtenção de parâmetros foi extremamente sensível ao reduzido número de pontos incluído na amostragem inicial. Para cargas elevadas a resposta demonstrou adquirir um carácter linear à medida que os danos se tornam significativos. Apesar da significativa baixa relação fibra/volume, laminados com fibras de disposição aleatória (CSM), exibiram um valor ligeiramente superior da rigidez de contacto relativamente aos laminados reforçados a fibras de tecido bi-axial (WR).

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