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Santos, T.A. e Guedes Soares, C. (2003), “Simulation of Ship Motions with water on Deck” (In Portuguese), Actas do VII Congresso de Mecânica Aplicada e Computacional, 14-16 Abril 2003, Évora – Portugal, III, Secção III, pp. 1207-1217

A acção da água acumulada no convés ou coberta de um navio é determinante para o comportamento deste na presença de ondas, influindo directamente na segurança da sua operação. Neste artigo, o problema do escoamento da água no convés de um navio em movimento é formulado utilizando a teoria de ondas em águas pouco profundas. As equações que descrevem este fenómeno físico são resolvidas utilizando o método de Glimm, cujos fundamentos se apresentam, obtendo-se as forças provocadas no navio pelos movimentos da água. Estas são depois utilizadas no âmbito de um modelo no domínio do tempo do comportamento no mar do navio na presença de uma combinação de ondas com o escoamento da água no convés. São apresentados os resultados da aplicação do modelo acima referido ao estudo dos efeitos da água no convés de um pequeno navio de pesca, sendo estes comparados com outros resultados disponíveis na literatura. O modelo permite evidenciar fenómenos físicos tais como saltos hidráulicos, amortecimento dos movimentos do navio e alterações nas frequências de ressonância da embarcação. São indicadas as conclusões principais dos estudos efectuados e feitas recomendações para futuros trabalhos.

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