Publicações

Ferreira, S.A. e Guedes Soares, C. (2002), “Influence of the Subdivision in the Environmental Performance of Tankers” (In Portuguese), Ingenium, Vol. 68, 2ª série, pp. 77-82

Recorrendo a um modelo matemático implementado em computador, o qual incorpora os últimos regulamentos da IMO e uma aproximação probabilística directa, foram realizados cálculos do derrame esperado para diferentes projectos de navios tanque, Pre-MARPOL, MARPOL, Duplo Casco e Antepara Horizontal. Perdas iniciais por impacto, descida do nível de maré, efeitos dinâmicos e a capacidade de retenção de crude em espaços do duplo casco, foram aspectos tomados em atenção no modelo desenvolvido. A análise realizada demonstrou que, geralmente, os navios tanque do tipo Antepara Horizontal apresentam taxas de derrame esperado inferiores a todos os navios em comparação. O estudo paramétrico conduzido sobre a optimização do espaço de carga confirmou a importância que a subdivisão do bloco de carga tem na redução dos valores de derrame esperado.

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