Publicações

Pedro, F.G.L., Santos, J.A., Pinheiro, L.V., Fortes, C.J.E.M. and Hinostroza, M.A. (2018), “Analysis of the influence of the variability of depth on the interaction between two ships”, 14º Congresso da Agua (AGUA 2018), 7-9 March, Évora, Portugal.

Nesta comunicação analisa-se a influência da variação da profundidade na interação hidrodinâmica entre dois navios, um estacionário e outro navegando na vizinhança, com recurso à modelação física e numérica. O navio em movimento é um modelo autopropulsionado à escala do navio de transporte de produtos químicos “Aurora”, sendo o navio estacionário um modelo à escala do navio tanque “Esso Osaka”. Foram realizados testes para várias velocidades do “Aurora” e para diferentes profundidades. Através dos dados obtidos foi feita a caraterização das ondas de esteira geradas pelo “Aurora” e dos movimentos induzidos no “Esso Osaka”. Estes movimentos foram comparados com os resultados obtidos com o pacote numérico SWAMS, que simula os movimentos de um navio (amarrado ou livre) sujeito á ação de ondas, ventos e correntes. As séries temporais das ondas de esteira geradas pelo “Aurora” foram utilizadas para definir as ondas incidentes no pacote numérico SWAMS. Analisou-se a influência da profundidade da água nos movimentos do navio, para os resultados físicos e numéricos.

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