Publicações

Vairinhos, V.M., Parreira, R. e Lobo, V. (2008), “Detection of the Tendencies of the Intensity of the Breakdowns Basedon Historical Records of Interventions” (In Portuguese), O Sector Marítimo Português, Edições Salamandra, Lda., Lisboa, pp. 843-856

Para o gestor da manutencao de uma grande organizacao, ha pelo menos duas questões cruciais a que pode ter de responder num instante qualquer: 1- A politica de manutencao de um determinado sistema ou equipamento esta a dar resultado? 2- Detectam-se alguns indicios de uma concentracao anormal de avarias num determinado periodo de tempo? Se a política de manutenção nao esta a dar resultado, entao ha que alterar essa politica. Verificando-se uma genuina concentracao de avarias de um sistema ou equipamento num determinado periodo de tempo, ha que identificar a causa dessa possivel anomalia e agir em conformidade. Pode-se tentar responder a ambas as questões usando a estatastica descritiva, incluindo graficos sugestivos. Como se sabe, a interpretacao destes graficos pode abrigar subjectividades e ambiguidades. Dada a importancia das questões e as consequencias das respostas, o uso de técnicas de inferencia estatistica é mais adequado, uma vez que permite respostas gerais, sem subjectivismos e independentes do circunstancialismo dos dados. Em relacao ¹ primeira questao, uma possivel traducao estatastica é esta: estara a intensidade das avarias, no periodo em estudo, a aumentar, a diminuir ou estacionaria? O teste de tendencia de Laplace, por exemplo, pode ser a resposta adequada. Em relacao ¹ segunda questao, uma possivel traducao estatistica é a de saber se ha evidencia nos dados que apoie a ideia de que as avarias tendem a concentrar-se ou agrupar-se em um ou mais periodos de tempo. Um teste para responder a esta questao pode ser baseado na “scan statistic” - estatistica de varrimento. A analise do registo sistematico das intervencões realizadas nas diversas maquinas de uma instalacao (data, equipamento, tipo de manutencao) ainda que este registo nao constitua tecnicamente uma amostra aleatória - permite responder de modo objectivo a estas duas questões. Estas ideias sao ilustradas usando dados reais gerados pela utilizacao dos navios da Marina, tratados usando um programa utilitario, desenvolvido na Escola Naval.

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