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Ribeiro e Silva, S., Rodrigues, B., Pascoal, R. e Guedes Soares, C. (2002), “Sea Trials of Forced Roll of Vasco da Gama Frigattes” (In Portuguese), O Mar Fonte de Desenvolvimento Sustentado, Guedes Soares, C., Beirão Reis, J. e Martins Guerreiro, M.B. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisboa, pp. 229-249

Neste artigo pretende descrever-se as diferentes fases de desenvolvimento de um sistema de monitorização de movimentos e esforços para navios. Descreve-se o equipamento utilizado nas provas de mar e os critérios adoptados na sua selecção, bem como, os procedimentos de instalação dos diferentes tipos de transdutores quer para análise de movimentos, quer para a medição de esforços estruturais. São descritas as diferentes opções de planeamento de provas em função das características operacionais de cada um dos navios testados até à presente data. É demonstrada a importância na definição dos critérios de operacionalidade. É definida a metodologia usada no processamento de sinal, que tem como objectivo a determinação das funções de transferência para respostas de interesse com base nos registos obtidos experimentalmente. Comparam-se registos obtidos em bóias ondógrafas ligadas a estações em terra com o radar ondógrafo, instalado no navio, usado na medição da elevação da superfície do mar em tempo real. São enumeradas as dificuldades encontradas e feitas recomendações para ensaios futuros. Este artigo descreve ainda estudos comparativos entre previsões de um modelo de cálculo e resultados experimentais para diferentes tipos de navios em provas de mar. Dos quais se destacam, uma embarcação de pesca de cerco, um catamaran de passageiros, e dois navios da marinha de guerra portuguesa, que inclui uma corveta e um lancha patrulha de fiscalização.

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