Publicações

D'Almeida, J. (2000), “Maritime Transport of Natural Gas” (In Portuguese), O Mar e os Desafios do Futuro, C. Guedes Soares e J. Beirão Reis (Eds.), Edições Salamandra, Lda, Lisboa, pp. 539-555

O desenvolvimento de navios metaneiros no início dos anos ’60 veio revolucionar a utilização industrial de gás natural, tornando possível o seu transporte a longa distância. Hoje, o gás natural é indiscutivelmente o combustível com maior crescimento ao nível mundial. Em Portugal, a sua utilização só foi introduzida em 1998, por via do gasoduto do Magreb. Por razões económicas e estratégicas, o Governo decidiu construir um terminal marítimo de recepção de gás natural líquido para permitir a importação por mar a partir de 2003. Neste trabalho, são passados em revista os aspectos mais importantes do mercado de gás natural, do ponto de vista da cadeia de transporte. Em seguida, são apresentados os tipos mais comuns de navios metaneiros, focando-se os principais aspectos técnicos e económicos. Por fim, analisam-se as perspectivas do mercado português.

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