Publicações

Gordo, J.M. (2012), “Ultimate compressive strength of double bottom under alternate cargo holds” (In Portuguese), Engenharia e Tecnologia Maritima, C. Guedes Soares e N. A. Santos (eds.), Salamandra, Lisboa, pp. 151-162

A flexão alternada do fundo, resultado da acção da pressão exterior devida ao mar e do carregamento em tanques alternados, provoca flexão de segunda ordem entre as anteparas a qual se sobrepõe à flexão primária da viga navio, podendo constituir uma fonte importante de redução de resistência última do navio quando o mesmo se encontra em alquebramento. Nesta situação, todo o duplo fundo está sob tensões compressivas podendo colapsar por instabilidade elasto-plástica. A flexão de segunda ordem devida ao carregamento alternado de porões e tanques aumenta substancialmente as tensões de compressão nos painéis de fundo dos porões sem carga e nos painéis do duplo-fundo dos porões com carga, conduzindo normalmente ao colapso prematuro dos mesmos e, por consequência, a uma redução drástica da contribuição do fundo e duplo-fundo para a resistência à flexão longitudinal do navio. No presente estudo, analisa-se e quantifica-se a redução de resistência à compressão do duplo-fundo de um navio graneleiro através do método dos elementos finitos. Introduz-se, ainda, um método para inclusão de tal redução na estimativa da resistência global do navio à flexão longitudinal, quantificando-se o impacto negativo na mesma. Pretende-se também analisar a importância das estruturas longitudinais do casco do navio no controlo desta degradação de resistência, nomeadamente do encolamento e das anteparas longitudinais.

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