Publicações

Lourenço, R. e Gordo, J. M. (2012), “Automatic method of shells' fairing for the application of thermal forming process” (In Portuguese), Engenharia e Tecnologia Maritima, C. Guedes Soares e N. A. Santos (eds.), Salamandra, Lisboa, pp. 163-172

Apresenta-se um processo e sua implementação que permite automatizar o método da geodésica para a planificação de chapas do casco com dupla curvatura. A automatização do processo de planificação de chapas do casco tem em consideração os processos de fabrico, nomeadamente a enformação pela aplicação de linhas de calor a toda a espessura, permitindo aumentar o grau de automatização na interface projecto produção num estaleiro naval. A inovação da introdução de medidas correctivas ao método da geodésica que adeqúem a chapa planificada a todo o processo de enformação, tem como consequência imediata a possibilidade de cortar a chapa sem material a mais. Assim, as chapas enformadas deste modo não requerem medidas correctivas de acabamento pelo que o custo total de fabrico é substancialmente reduzido assim como o tempo de execução. O método quantifica ainda o grau de plastificação ao longo das bainhas. Esta informação é necessária para a especificação da quantidade de calor e sua distribuição ao longo da chapa a aplicar no processo de fabrico por enformação térmica.

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