Publicações

Santos, T. e Guedes Soares, C. (2000), “Transient Asymmetric Flooding of Ro-Ro Ships” (In Portuguese), O Mar e os Desafios do Futuro, C. Guedes Soares e J. Beirão Reis (Eds.), Edições Salamandra, Lda, Lisboa, pp. 85-105

Neste trabalho descreve-se um modelo teórico de simulação no domínio do efeito de alagamentos em navios. A progressão do alagamento e os seus efeitos na estabilidade do navio são calculados utilizando o método de integração de pressões. Este modelo teórico é utilizado, em conjunto com a subdivisão do navio, no estudo do alagamento transiente assimétrico. Este fenómeno é tido como o responsável pelo acidente do navio RO-RO de passageiros European Gateway, ocorrido em 1985. Este acidente é modelado e simulado utilizando o modelo teórico acima referido. A conclusão geral a retirar deste trabalho é que existe a possibilidade de compartimentos simétricos muito preechidos com equipamentos provocarem um alagamento assimétrico transiente e, consequentemente, levarem ao soçobramento de navios, em particular de navios RO-RO.

Se nao conseguiu obter uma copia desta publicação: Peça uma cópia desta publicação



Para informação sobre todas as publicações do CENTEC pode descarregar: Lista Completa de Publicações do CENTEC