Publicações

Gordo, J.M., (2011), “Transverse bending of stiffened panels induced by longitudinal stresses” (In Portuguese), Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia, 14 a 17 de Junho, Coimbra, Portugal

A estrutura resistente dos navios de dimensões médias e grandes é composta por chapas finas reforçadas por elementos longitudinais, os quais são suportados e travados por uma estrutura transversal, as balizas e anteparas, normalmente de maiores dimensões e mais resistentes. Na análise da resposta estrutural de painéis reforçados à compressão segundo a direcção longitudinal negligencia-se, usualmente, a acção do travamento transversal devido à presença das balizas. A acção destas é simulada considerando que as mesmas podem ser substituídas por apoios simples e desprezando a sua rigidez segundo a sua maior dimensão por esta se apresentar perpendicular ao carregamento. No entanto, quer a compressão quer a tracção longitudinais conduzem inevitavelmente ao desenvolvimento de tensões e deslocamentos na direcção transversal. Estes esforços são contra actuados pelas balizas, atingindo-se um equilíbrio em que as placas constituintes dos painéis reforçados ficam sujeitos a uma compressão biaxial e as balizas ficam sob tracção e eventual flexão sob a aplicação de esforços axiais longitudinais externos de compressão, e vice-versa no caso de tracção. O presente estudo analisa a resposta estrutural de painéis reforçados sob compressão axial, quantificando o estado de tensões dos elementos constitutivos do painel nas diferentes fases de carga: pré-colapso, colapso e pós-colapso. É ainda estudada a dependência da resistência máxima à compressão relativamente às dimensões das balizas.

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