Publicações

Moreira, L., Alves Francisco, R. e Guedes Soares, C. (2000), “Simulation of the Dynamic Behaviour of a Ship Propulsion System” (In Portuguese), O Mar e os Desafios do Futuros, O Mar e os Desafios do Futuro, C. Guedes Soares e J. Beirão Reis (Eds.), Edições Salamandra, Lda, Lisboa, pp.167-184

Este artigo tem por objectivo apresentar um modelo de simulação destinado a prevêr o comportamento dinâmico de um sistema de propulsão marítimo em condições estacionárias e transientes. O modelo do sistema de propulsão é constituído por vários elementos (casco, hélice, caixa redutora, motor), os quais se encontram representados em blocos e cujas relações entre entradas e saídas são descritas através de equações diferenciais ou algébricas, ou ainda simplesmente através de uma curva. O sistema de propulsão considerado consiste num arranjo de duas linhas de veios com hélices de passo fixo conduzidos através de caixas redutoras por motores diesel de média potência. O modelo permite descrever o comportamento de todo o sistema através de respostas temporais de várias variáveis consideradas: deslocamento e velocidade angular do veio propulsor, coeficientes propulsivos kT e kQ, impulso do hélice e resistência do navio, binário do hélice, rendimento do sistema e velocidade do navio.

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