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Antão, P., Pacheco, M.B. e Guedes Soares, C. (2009), “Application of geographic information systems (GIS) to monitor and manage risk in ports” (In Portuguese)Application of geographic information systems (GIS) to monitor and manage risk in ports” (In Portuguese), Riscos Industriais e Emergentes, Guedes Soares, C., Jacinto, C., Teixeira, A. P. and Antão, P. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisboa, Vol. 1. pp. 275-289

No contexto portuário o pessoal de segurança e de risco pode ser inundado com volumes de dados de diferentes fontes, relativos às operações do terminal e das suas imediações, particularmente das zonas marítimas, tornando difícil ter uma visão precisa dos níveis de risco num determinado momento. Esta dificuldade poder-se-á tornar crítica devido às consequências da ocorrência de um acidente, quer em termos económicos (encerramento temporário das actividades portuárias), ambientais (no caso de ocorrência de um derrame) ou ocupacionais (fatalidade de um trabalhador portuário ou de um membro da tripulação). A gestão de crises envolve responder adequadamente a um determinado acontecimento que pode afectar o estado operacional ou as infra-estruturas existentes. Um conhecimento adequado dos perigos que podem estar envolvidos nesses acontecimentos e sua extensão geográfica é fundamental para a sua adequada mitigação. Neste artigo apresenta-se uma aplicação de sistemas de informação geográfica (SIG) para a monitorização e gestão do risco em áreas portuárias. A materialização do sistema foi realizada utilizando sistemas de referência lineares e segmentação dinâmica para a introdução e visualização de acontecimentos portuários em curso. O produto final é um sistema independente que possibilita a permanente actualização e visualização geo-espacial dos acontecimentos portuários a decorrer. Como caso de estudo o sistema desenvolvido foi aplicado a uma parte do terminal de contentores do Porto de Lisboa.

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