Publicações

Santos, T., Villavicencio, R. e Guedes Soares, C. (2008), “Stability and safety of fishing vessels subject to wave movements” (In Portuguese), O Sector Marítimo Português, Edições Salamandra, Lda., Lisboa

A segurança das actividades de pesca continua a ser uma preocupação fundamental dadas as elevadas taxas de acidentes que se verificam a nível mundial. Em particular, o soçobramento das embarcações constitui um dos maiores riscos, essencialmente pelo elevado número de fatalidades que geralmente causa. Assim, a segurança de embarcações de pesca, em especial das de menor dimensão, permanece um assunto da maior importância, o que se confirma pela intensa actividade legislativa da IMO. A segurança em ondas das embarcações de pesca tem vindo a ser estudada, em anos mais recentes, em parte porque as formas dos cascos das embarcações mais modernas podem ocasionar significativas perdas de estabilidade quando sujeitas à acção de ondas. Estas variações de estabilidade tornam-nas susceptíveis a fenómenos dinâmicos como o balanço paramétrico. Este artigo apresenta um estudo das variações de estabilidade entre as situações de mar calmo e numa onda de comprimento semelhante à embarcação. São apresentados resultados para diversas embarcações de pesca em mares longitudinais. O objectivo do estudo é relacionar as variações de estabilidade observadas com as características geométricas dos cascos. O estudo permitiu concluir, para ondas longitudinais com o comprimento do navio e declive de 1:20, que os cascos modernos dotados de painel de popa causam significativas variações de estabilidade que se explicam pela rápida variação das características da linha de água em ondas.

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