Publicações

Carvalho, I.S., Antão, P., e Guedes Soares, C. (2008), “Modelling the environmental impact of ship dismantling” (In Portuguese), O Sector Marítimo Português, Edições Salamandra, Lda., Lisboa

Os navios em fim de vida (económica), útil destinados ao desmantelamento, são considerados como resíduos, na acepção do direito internacional e comunitário sobre resíduos. Quando contêm quantidades importantes de substâncias perigosas, ou quando não foram convenientemente esvaziados da respectiva carga de substâncias perigosas são considerados como resíduos perigosos. Estes navios constituem, portanto, uma preocupação ambiental fundamental quando, por motivos burocráticos legais, são deixados ao abandono em águas fluviais até serem desmantelados; no entanto, a actividade de desmantelamento não é isenta de impactos ambientais, embora a valorização por reutilização, reciclagem, tratamento ou aterro dos materiais e equipamentos removidos minimize estes impactos. Nesta comunicação apresenta-se, analiza-se e discute-se os resultados da modelação de impactos ambientais da actividade de desmantelamento de navios em fim de vida. A modelação foi feita para diferentes navios de diferentes categorias (mercantes e militares), e para diferentes cenários. Para a modelação foi utilizada uma ferramenta informática comercial (SimaPro LCA, v. 7.1.0). Utilizou-se quatro métodos de avaliação de impactos ambientais, nomeadamente: CML1992, CML 2 Baseline 2000, Eco-indicator 99 (H) e IMPACT 2002+. Os dados da modelação foram recolhidos num estaleiro português de desmantelamento naval através da consulta de registos e de entrevistas a pessoal qualificado.

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