Publicações

Ferreira, S.A. e Guedes Soares, C. (2000), “Influence of the Subdivision in the Environmental Performance of Tankers” (In Portuguese), O Mar e os Desafios do Futuro, Guedes Soares, C. e Beirão Reis, J. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisboa, pp. 349-369

Utilizando um modelo matemático, que incorpora os últimos regulamentos da IMO e uma formulação probabilística directa, foram realizados cálculos do derrame esperado para 107 navios tanque diferentes, incluindo navios do tipo Pre-MARPOL, MARPOL, Duplo Casco e Antepara Horizontal. Foram tomadas em consideração para os cálculos as perdas iniciais por impacto, descida do nível de maré, efeitos dinâmicos e a capacidade de retenção de crude em espaços do duplo-casco. A análise realizada demonstrou que, geralmente, os navios tanque do tipo Antepara Horizontal apresentam taxas de derrame esperado inferiores, quando comparados com outros tipos de navio tanque, incluindo o Duplo Casco. Outro aspecto importante que resultou do estudo foi a confirmação da significativa importância que a subdivisão do bloco de carga tem na redução dos valores de derrame esperado

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