Projectos

Optimização da segurança de plataformas relativamente ao Fogo (OFSOS)

Duração: 01.05.1992-30.04.1995 (36 meses)

Coordenação: Registro Italiano Navale (Itália)

Parceiros: Instituto Superior Técnico (Portugal); Germanisher Lloyd (Alemanha), Tecnomare (Itália), Snamprogetti (Itália), WS Atkins (Reino Unido), Computational Safety and Reliability (Dinamarca), AEA Petroleum Services (Reino Unido), AGIP (Itália)

Entidade Financiadora: CEC Programme BRITE/EURAM

Desenvolvimento de métodos de análise de risco de incêndio em plataformas offshore, cálculo de comportamento da estrutura ao fogo e cálculo da probabilidade de ruína.
Este projecto pretende avaliar a segurança de plataformas oceânicas quando expostas a efeitos térmicos elevados derivado de incêndios e explosões através de uma metodologia racional integrada na análise de fiabilidade.
Para tal será necessário identificar, numa primeira fase, os principais cenários de risco bem como desenvolver ferramentas analíticas que permitem modelar o incêndio e a sua propagação. Através da utilização dos elementos finitos é possível determinar a resposta da estrutura e assim desenvolver metodologias que quantifiquem a fiabilidade do sistema e a sua utilização para um dado nível de segurança. A combinação dos métodos desenvolvidos com os métodos tradicionais irá contribuir para a actualização dos regulamentos do projecto existentes bem como identificar linhas de acção para a optimização no projecto plataformas oceânicas.

Equipa de Projecto

Lista de Publicações Associadas