Projectos

Dinâmica de Reboque de Navios em Áreas Portuárias (TOWING)

Duração: 01.04.2010-31.03.2013 (36 meses)

Coordenação: Instituto Superior Técnico

Entidade Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

Apesar do progresso considerável no desenvolvimento dos meios de governo dos navios observado durante as últimas décadas, a maioria dos navios de comércio e militares precisam de assistência dos rebocadores quando manobram em áreas portuárias. O sucesso das operações de reboque nestas situações deve-se em grande parte à experiência dos comandantes dos navios e dos pilotos. Entretanto, a simulação realista dos movimentos de manobra com rebocadores em tempo real e acelerado pode ser muito útil para os operadores dos rebocadores e para os serviços portuários no processo de tomada das decisões: o sucesso e eficácia das operações de acostagem depende da escolha acertada do número de rebocadores repartidos, do seu posicionamento e da estratégia definida para a sua utilização. Respostas a todas estas questões poderiam ser obtidas com relativa facilidade através da ajuda dum simulador tecnicamente avançado e baseado em PCs de baixo custo (apesar dos simuladores de ponte de navegação completos serem muito eficazes, estes implicam um investimento elevado e são predestinados principalmente ao treino dos navegadores). Em acréscimo, o simulador poderia contribuir para aumentar a segurança da navegação nos portos uma vez que as manobras de reboque são susceptíveis à ocorrência de acidentes. Assim, a possibilidade de efectuar simulações de entrada de navios nos portos e de manobras de acostagem poderia ainda ser útil nos projectos das novas áreas portuárias. O objectivo principal do projecto é a criação dum simulador de secretária especializado, baseado no desenvolvimento dum modelo matemático avançado de reboque de navios. A ideia consiste na representação do navio assistido, de rebocadores envolvidos e dos cabos de reboque como objectos interligados. O modelo matemático de manobra do navio estruturado em objectos foi já desenvolvido por Sutulo e Guedes Soares, 2005. No seu estado actual, o código permite a criação e simulação simultânea dum número arbitrário de navios. No entanto, deverá ser acrescentada a possibilidade de interligação e interacção entre os objectos. A nova classe “Towline” deverá ser desenvolvida, baseando-se nos mais avançados modelos de cabos de reboque. Geralmente, estes podem ser elásticos e pesados, e forças hidrodinâmicas devem ser consideradas em caso de cabos compridos e parcialmente submersos.

Equipa de Projecto

Lista de Publicações Associadas