Projectos

Simulador Inteligente da Manobrabilidade de Navios (SIMULADOR)

Duração: 01.03.2005-28.02.2008 (46 meses)

Coordenação: Instituto Superior Técnico

Entidade Financiadora: Fundação Portuguesa de Ciência e Tecnologia.

Pretende-se o desenvolvimento de um simulador de manobra “inteligente”, diferente dos já existentes pela sua elevada capacidade de simular situações acrescentar-se ao simulador uma opção de controlo de nível elevado com estratégia, incluindo a geração de certos comandos e decisões que dêem soluções de navios. A estratégia tem uma importância trivial em alto mar, mas aumenta à medida que o navio se aproxima do porto, navegando em locais estreitos algum tráfego marítimo, assim como no momento da ancoragem. As acções de comando relacionadas com este tipo de manobras não podem ser descritas leis de controlo, visto que incluem algumas previsões e experiência acumulada adaptada a nenhum porto em particular. As estratégias de controlo velocidade e direcção da corrente e do vento e também do campo de distribuição da corrente. Por isso tanto a atracação como o fundear são acções que manualmente. Mesmo sabendo que navegadores bem qualificados e treinados são capazes de desempenhar estas manobras com segurança, a automação pois poderá reduzir o erro devido ao factor humano, reduzindo com certeza o tempo necessário à obtenção do nível de segurança, colocando o transporte automação (tal como já acontece com os processos de aterragem nos aviões). Como os testes experimentais em operações de navegação em portos caros, a simulação por realidade virtual é a opção inicial natural no desenvolvimento de sistemas de controlo automático de níveis elevados, que poderão Artificial (NA) e que serão incluídos no simulador. Pretende-se desenvolver o motor do modelo matemático de manobra para um catamaran da Transtejo de manobrabilidade já foram objecto de estudo por uma equipa do IST e para o qual foi desenvolvido um modelo matemático simples. O modelo será exactidão e incluirá factores ambientais, através de métodos já conhecidos. O formato do NA irá conter a base de conhecimento de manobra em portos de decisão baseada no “fuzzy logic” e, alternadamente, em redes neuronais artificiais. A base do conhecimento mencionado será criado através da observação operações regulares. O simulador ira incluir um interface gráfico que disponibilize as imagens e os necessários elementos de controlo dos instrumentos os objectos envolventes. O simulador desenvolvido poderá ser imediatamente usado para experimentação e estudo.

Equipa de Projecto

Lista de Publicações Associadas