Publicações

D'Almeida, J. (2008), “Highways of the Seas: Utopia or Reality?” (In Portuguese), O Sector Marítimo Português, Guedes Soares, C. e Costa Monteiro, C. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisboa

O conceito de “auto-estradas do mar” foi introduzido no Livro Branco sobre a política europeia de transportes de 2001, onde se propõe“desenvolver as infra-estruturas, simplificar o quadro regulamentar pela criação de balcões únicos e integrar a legislação, a fim de criar verdadeiras auto-estradas do mar”, tendo por objectivo reduzir o transporte rodoviário. Contudo, decorridos sete anos, o desenvolvimento de auto-estradas do mar e de outras alternativas ao transporte rodoviário não tem correspondido às expectativas, não obstante os consideráveis esforços e recursos financeiros que lhe têm sido dedicados. É sabido que o transporte marítimo é substancialmente mais económico do que o transporte rodoviário, no entanto o mercado mostra grande relutância em transferir carga do segundo para o primeiro. Neste artigo identificam-se as principais barreiras comerciais e regulamentares que restringem o desenvolvimento de auto-estradas do mar e propõem-se medidas para as ultrapassar.

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