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Jacinto, C., Guedes Soares, C., Fialho, T. e Silva, S.A. (2010), “A new process for managing accident information and improving safety” (In Portuguese), Actas do Colóquio Internacional, Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPO-SHO), 11-12 Fevereiro, Guimarães, pp. 285-289

Este artigo vem propor um novo procedimento para lidar com a informação dos acidentes de trabalho, na forma de uma ferramenta prática que reúne o ciclo completo do tratamento a dar a essa informação. Esta é uma preocupação já antiga, mas que tem sido coberta pela literatura de forma um tanto dispersa, com propostas autónomas para o registo da ocorrência (vulgo participação), ou para metodologias de investigação e análise de causas, ou ainda com enfoque específico no processo de aprendizagem. No contexto actual dos “sistemas de gestão”, faz todo o sentido que as partes sejam coerentes entre si, contribuindo para um todo coeso e com o objectivo explícito da melhoria contínua. O desenvolvimento desta nova “ferramenta” assentou em três pilares fundamentais: reconhecimento de boas práticas já existentes no terreno, requisitos legais e um adequado suporte teórico e científico. Em conjunto, estes três grupos de requisitos devem ser suficientes para garantir utilidade e robustez a qualquer nova ferramenta. O resultado foi a criação de um “processo” (procedimento completo) ao qual se atribuiu a sigla RIAAT: Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho. A metodologia de investigação e análise está embutida no próprio processo. Este está estruturado em 4 partes coesas, que cobrem o ciclo completo da informação na seguinte sequência: registo da ocorrência (Parte I), investigação e análise de causas em processo multi-camadas (Parte II), estabelecimento do plano de acção (Parte III) e, finalmente, o processo de partilha/difusão da informação como requisito da aprendizagem organizacional (Parte IV). O RIAAT é constituído por um impresso padrão (o principal instrumento) e por um pequeno manual do utilizador com instruções simples. O RIAAT foi concebido para a grande maioria das empresas que têm pouco ou muito pouco, em termos de procedimentos relacionados com acidentes, e precisam de um ponto de partida que seja completo, mas ao mesmo tempo relativamente fácil de aplicar.

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