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Santos, T.A. e Guedes Soares, C. (2002), “Multi-objective optimization of Ro-Ro ships watertight subdivision” (In Portuguese), O Mar Fonte de Desenvolvimento Sustentado, C. Guedes Soares, J. Beirão Reis e M. B. Martins Guerreiro (Eds.), Edições Salamandra, pp.325-345

Este artigo apresenta uma metodologia de optimização da subdivisão estanque de navios ro-ro de carga ou passageiros que visa potenciar a segurança do navio ao mesmo tempo que procura maximizar a sua eficiência económica. Esta metodologia permite alterar variáveis de projecto relacionadas com a subdivisão estanque do navio, tais como o pontal à coberta principal, a altura do duplo-fundo, o número de anteparas transversais a vante e a ré dos compartimentos de máquinas e as larguras dos compartimentos laterais nas cobertas principal e inferior. Neste estudo, estas variáveis são optimizadas tendo em conta vários objectivos contraditórios tais como a estabilidade em avaria e a capacidade de carga do navio. É também tido em consideração o impacto das alterações nas variáveis de projecto no peso estrutural do navio e na posição do centro de gravidade do mesmo. São explicados os métodos utilizados no cálculo da variação destas últimas grandezas. É também descrito o procedimento adoptado para modelar parametricamente a subdivisão do navio como função das variáveis referidas. É apresentada uma aplicação concreta desta metodologia de optimização a um navio ro-ro e indicadas as principais conclusões do estudo. São ainda apontadas algumas direcções para futuros trabalhos.

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