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Luís, R.M. e Guedes Soares, C. (2006), “Assessment of a simplified method to calculate the longitudinal strength of damaged ships” (In Portuguese), Actas das X Jornadas de Engenharia Naval (JEN´06), 21-22 Novembro, Lisboa, Portugal

Este trabalho tem como objectivo avaliar a capacidade de um método simplificado para calcular a resistência longitudinal de navios danificados. O método utilizado neste trabalho foi desenvolvido por Gordo et al. (1996) sendo baseado no método de Smith que é actualmente reconhecido como o método mais eficaz para o cálculo da resistência longitudinal de navios (precisão dos resultados versus rapidez de cálculo). Este método baseia-se em modelar a secção mestra assumindo que os elementos estruturais (reforço mais placa associada) desta actuam de forma independente. Neste trabalho assume-se que os elementos danificados após o acidente deixam de contribuir para a resistência longitudinal do navio sendo removidos do modelo da secção mestra. Os resultados obtidos com este novo modelo dão a resistência longitudinal do navio danificado. O método é avaliado face aos resultados de um programa de elementos finitos e de seguida é apresentado um exemplo de aplicação num petroleiro de duplo casco. Observou-se que os resultados obtidos pelo método simplificado são mais conservadores que os obtidos pelo programa de elementos finitos mas estão suficientemente próximos para compensar a sua utilização. Observou-se ainda que o efeito dos danos na secção depende não apenas das dimensões dos danos mas também da sua localização.

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