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Taveira Pinto, F., Veloso Gomes, F., Rosa Santos, P., Guedes Soares, C., Fonseca, N., Paço, A., Alfredo Santos, J., Paulo Moreira, A., Costa, P., P. Malheiros e Brógueira Dias, E. (2008), “Study of the seakeeping of tankers moored inside a Port” (In Portuguese), O Sector Marítimo Português, Guedes Soares, C. e Costa Monteiro, C. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisboa

O projecto de I&D DOLPHIN, pretende estudar o comportamento de navios amarrados no interior de portos, e tem como caso de estudo o Posto “A” do Terminal de Petroleiros do Porto de Leixões. Este artigo apresenta alguns dos desenvolvimentos verificados até ao momento nas diferentes vertentes do projecto, nomeadamente: modelação física, modelação numérica e desenvolvimento de equipamento para a realização de medições em protótipo. Ao nível da modelação física é dado destaque às fases de construção e calibração do modelo físico, e aos resultados já obtidos para algumas das condições testadas. As fases seguintes do estudo serão também apresentadas sumariamente. Os progressos ao nível do desenvolvimento dos dois modelos numéricos para a simulação do comportamento de navios amarrados em portos são também apresentados, fazendo-se referência às verificações intermédias de um deles, e à simulação do comportamento de um navio amarrado em zona exposta (sem obra de abrigo) no outro. Por fim, será feita referência ao sistema de visão estereoscópica que se encontra a ser desenvolvido com o objectivo de medir os movimentos de um navio amarrado no Posto ”A” do Porto de Leixões.

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