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Rodrigues, S., Fonseca, N. e Santos, J.A. (2012), “Analysis of ship behaviour at sea by a simplified panel method and by strip theory” (In Portuguese), IV conferência Nacional em Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica e Energia, 28 e 29 de Maio, Lisboa, Portugal

Assumindo a linearidade da interação navios com ondas, é possível, partindo da função resposta em frequência do navio, determinar o espectro da resposta do navio a partir do espectro de um estado de agitação incidente no navio. Nesta comunicação, apresentam-se e comparam-se as características do comportamento de um navio a avançar em ondas regulares e irregulares com base em dois métodos que se baseiam na teoria das faixas [1] e na teoria dos painéis [2], para determinar a resposta em frequência do navio a um estado de agitação irregular, e avaliase a probabilidade de ocorrência da amplitude do movimento num ponto do navio exceder um determinado critério. O método dos painéis é baseado na função de Green estacionária (sem velocidade) e os efeitos da velocidade do navio são introduzidos nos coeficientes hidrodinâmicos através da modificação da frequência de oscilação.

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