Publications

Pereira, A., Fonseca, N. and Farias, T. (2008), “Application of a dynamic model to simulate the system to generate and store electric energy of the HIDROCAT” (In Portuguese), The Portuguese Maritime Sector, Guedes Soares, C. and Costa Monteiro, C. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisbon, Portugal

O projecto HIDROCAT consiste num conceito de embarcação com propulsão eléctrica onde a energia é fornecida por um sistema de painéis fotovoltaicos e por pilha de combustível a hidrogénio. Neste trabalho desenvolve-se um modelo dinâmico do sistema de geração e armazenamento de energia e sua integração na embarcação. Este modelo permite fazer a simulação em tempo real da propulsão, incluindo todos os parâmetros relacionados, o que será útil para analisar o comportamento dinâmico da embarcação e sistema de propulsão eléctrico sob diversas tecnologias, diversos perfis de operação, diversas estratégias de gestão dos recursos energéticos e diversos cenários. O modelo dinâmico poderá ser usado também para dar formação aos pilotos das futuras embarcações eléctricas. A metodologia a usar baseia-se na teoria de Sistemas Dinâmicos (SD). Esta área representa actualmente uma confluência de vários ramos da Matemática, como a Geometria, a Análise, a Topologia Diferencial e a Teoria Ergódica.

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