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Antão, P. and Guedes Soares, C. (2004), “Application of formal safety assessment in European ports with high speed vessels interface” (In Portuguese), Maritime Activities and Engineering, Guedes Soares, C. and Gonçalves de Brito, V. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisbon, pp. 395-415

Na última década a União Europeia tem centrado a sua atenção no potencial do transporte marítimo de curta distância fomentando o seu desenvolvimento e a sua promoção. Os navios rápidos apresentam, hoje em dia, uma opção atractiva com o objectivo de substituir os navios convencionais em determinadas rotas. Não é de surpreender que muitos portos Europeus, devido à sua importância comercial ou devido aos seus recursos turísticos, tenham optado pela implementação de transportes marítimos de curta distância. São diversos os portos europeus que apresentam estas características que, no entanto, ainda não tiraram o máximo partido das suas potencialidades através da implementação de sistemas de transporte de navios rápidos. No entanto este crescimento, nem sempre sustentado, poderá apresentar problemas de segurança relativamente às interfaces entre os navios rápidos e os portos. Desta forma, este estudo focalizou-se em três portos, mais concretamente de Nice, Barcelona e Dun Laoghaire, que apresentam características díspares quer no conceito de implementação quer na morfologia portuária. No estudo é apresentado a aplicação da Avaliação Formal de Segurança com o objectivo de reduzir o tempo de retorno do navio e aumentar a segurança do seu interface. Para este objectivo foram avaliadas três opções de controlo do risco, mais concretamente: a implementação de um sistema de amarração automática de forma a reduzir o tempo em porto, a variação da rota e velocidade nas zonas do porto e de aproximação ao mesmo de forma a reduzir os efeitos de esteira (“wave wash”) e de caimento dinâmico (“squat”) e a modificação da morfologia portuária a fim de reduzir o risco de colisão.

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