Publications

Santos, T.A. and Guedes Soares, C. (2002), “Multi-objective optimization of Ro-Ro ships watertight subdivision” (In Portuguese), The Sea, Source of Sustainable Development, Guedes Soares, C., Beirão Reis, J. and Martins Guerreiro, M. B. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisbon, pp. 325-345

Este artigo apresenta uma metodologia de optimização da subdivisão estanque de navios ro-ro de carga ou passageiros que visa potenciar a segurança do navio ao mesmo tempo que procura maximizar a sua eficiência económica. Esta metodologia permite alterar variáveis de projecto relacionadas com a subdivisão estanque do navio, tais como o pontal à coberta principal, a altura do duplo-fundo, o número de anteparas transversais a vante e a ré dos compartimentos de máquinas e as larguras dos compartimentos laterais nas cobertas principal e inferior. Neste estudo, estas variáveis são optimizadas tendo em conta vários objectivos contraditórios tais como a estabilidade em avaria e a capacidade de carga do navio. É também tido em consideração o impacto das alterações nas variáveis de projecto no peso estrutural do navio e na posição do centro de gravidade do mesmo. São explicados os métodos utilizados no cálculo da variação destas últimas grandezas. É também descrito o procedimento adoptado para modelar parametricamente a subdivisão do navio como função das variáveis referidas. É apresentada uma aplicação concreta desta metodologia de optimização a um navio ro-ro e indicadas as principais conclusões do estudo. São ainda apontadas algumas direcções para futuros trabalhos.

If you did not manage to obtain a copy of this paper: Request a copy of this article



For information about all CENTEC publications you can download: Download the Complete List of CENTEC Publications