Publications

Ferreira, S.A. and Guedes Soares, C. (2000), “Influence of the Subdivision in the Environmental Performance of Tankers” (In Portuguese), The Sea and the Challenges of the Future, Guedes Soares, C. e Beirão Reis, J. (Eds.), Edições Salamandra, Lda., Lisbon, pp. 349-369

Utilizando um modelo matemático, que incorpora os últimos regulamentos da IMO e uma formulação probabilística directa, foram realizados cálculos do derrame esperado para 107 navios tanque diferentes, incluindo navios do tipo Pre-MARPOL, MARPOL, Duplo Casco e Antepara Horizontal. Foram tomadas em consideração para os cálculos as perdas iniciais por impacto, descida do nível de maré, efeitos dinâmicos e a capacidade de retenção de crude em espaços do duplo-casco. A análise realizada demonstrou que, geralmente, os navios tanque do tipo Antepara Horizontal apresentam taxas de derrame esperado inferiores, quando comparados com outros tipos de navio tanque, incluindo o Duplo Casco. Outro aspecto importante que resultou do estudo foi a confirmação da significativa importância que a subdivisão do bloco de carga tem na redução dos valores de derrame esperado.

If you did not manage to obtain a copy of this paper: Request a copy of this article



For information about all CENTEC publications you can download: Download the Complete List of CENTEC Publications