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Silva, S.A., Oliveira, M.J., Carvalho, H., Fialho, T., Guedes Soares, C. e Jacinto, C. (2010) , “Organizational Practices for Learning with work accidents” (In Portuguese), Proceedings of the International Colloquium of the Portuguese Society for Occupational Safety and Hygiene (SPO-SHO), 11-12 February, Guimarães, Portugal, pp. 497-500

As estatísticas europeias revelam que os acidentes de trabalho representam ainda um problema social importante para a nossa sociedade (Comissão Europeia, 2004) e, ao mesmo tempo, tem sido reconhecida a necessidade de usar a informação dos acidentes para a prevenção, através da aprendizagem (p. ex., Koornneef, 2000; Toft & Reynolds, 1997). O enfoque na aprendizagem salienta a necessidade de se ter informação disponível, disseminada, discutida, e mudanças implementadas. De acordo com Reason (1997) a aprendizagem decorre ao longo de um ciclo que começa com a observação de um acontecimento e termina com a acção que permite evitar a sua repetição. Até à data foram realizados poucos estudos que tenham abrangido todo o processo e etapas da aprendizagem ao longo do ciclo.

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